segunda-feira, 9 de março de 2009

Porque hoje é o Dia Internacional da Mulher…

O Dia Internacional da Mulher foi instituído no mesmo ano em que se implantou a República em Portugal – 1910. E porquê o 8 de Março? Porque foi neste dia que, em 1857, as nova-iorquinas empregadas em fábricas da indústria têxtil se manifestaram contra as más condições de trabalho e os salários reduzidos. Seguiram-se muitos outros protestos, como o de 1908, que juntou 15 mil mulheres em Nova Iorque, exigindo reduções de horário, melhores salários e direito ao voto.
Mas o Dia Internacional da Mulher só viria a ser estabelecido dois anos depois, na primeira conferência internacional sobre a mulher, em Copenhaga. No entanto, depois dos anos 20 do século passado, as comemorações deste dia esmoreceram e só foram revitalizadas com os movimentos feministas dos anos 60. Até que, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu patrocinar o Dia Internacional da Mulher, para celebrar os feitos económicos, políticos e sociais que, com muito esforço, as mulheres alcançaram.

Há muitos anos que as mulheres lutam pela igualdade, mas o facto é que as diferenças entre sexos subsistem, embora cada vez mais ténues. Hoje, a edição on-line do Le Monde publicou alguns números que aqui vou citar, pois parece-me importante divulgar dados reais que mostram o quanto ainda estamos longe da paridade sexual. Mas não sou pessismista e penso que para lá caminhamos.


- 40 mil milhões de horas é o tempo que as mulheres da África Subsariana passam, ao longo de um ano, à procura de água. É o equivalente a um ano inteiro de trabalho de toda a população activa em França.

- 2/3 das horas de trabalho são asseguradas pelas mulheres em todo o Mundo. Mas, segundo a ONU, elas não recebem sequer um décimo dos rendimentos.

- 70% dos 130 milhões de crianças não-escolarizadas de todo o Mundo são meninas. Assim, não admira que 64% dos 867 milhões de adultos que não sabem ler sejam mulheres.

- 15% dos directores de investigação na União Europeia (UE) são mulheres. Nas áreas científicas e técnicas, esta taxa não ultrapassa os 9%.

- 21% é a diferença salarial média entre homens e mulheres em todo o Mundo. Na EU, esta diferença é de 17,4%.

- 8,8% dos membros dos conselhos de administração nas empresas do CAC 40 (as que têm melhor performance financeira em França) são mulheres.

- 60% é a percentagem de mulheres que integram o Governo finlandês. A Finlândia é o único país da União Europeia que tem mais mulheres do que homens no Governo. O país europeu com menos ministros do sexo feminino é a Hungria (6,25%) e a taxa média, nos 27 países da EU, é de 25,5%.

- 18,4% de mulheres ocupam cargos parlamentares em todo o Mundo. Na União Europeia, a taxa média dos 27 parlamentos nacionais é de 24%. A Suécia está em primeiro lugar (46,7%) e Malta em último (8,7%).

Sem comentários: